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quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Promiscuidade – Os Pivetes de Kátia, de Fauzi Mansur (Brasil, 1984)


Por Andrea Ormond

Imagine o leitor que estamos de volta a 1984. Podemos estar no Rio ou em São Paulo. Ok, estamos no Rio. Em uma tarde clara de sol, no dia 19 de julho de 1984, caminhando pela Cinelândia, olhamos pro alto e vemos escrito, em letras gigantes, na fachada do velho Odeon: Promiscuidade – Os Pivetes de Kátia. Já passa das 15 horas e, como bom carioca, o leitor não tem nada para fazer. Entra no cinema. Instala-se, entre o nervoso e o incrédulo, nas últimas fileiras. Um vizinho, um amigo de infância, poderia surpreendê-lo, melhor não arriscar.



Começa o filme, e que filme! Apreciamos as formas de uma loura apetitosa, chamada Kátia (Kristina Keller). O marido Mauro (Ênio Gonçalves) ficou impotente graças a um acidente esdrúxulo, em uma estação de trem da Fepasa. Também começou a beber, o desgraçado. Kátia é filha de um empresário (Sérgio Hingst) e tem um punhado de irmãos. Todos sexualmente ativos e devassos. A família começa a planejar o assassinato do enteado brocha e bêbado. Até aqui, a coisa transcorre em absoluta normalidade para um filme da Boca do Lixo, naquela encruzilhada entre o drama e o pornô. Mas acontece que Kátia tem uma tara. Ela gosta de transar com crianças.

Em 1984 não existia o Estatuto da Criança e do Adolescente, promulgado seis anos depois, em 1990. Ainda assim, é misterioso como Fauzi Mansur não está até hoje na cadeia pelo que colocou na tela. Kátia “atende” seus petits em um barco. Forma filas de garotos para “iniciá-los”, enquanto o marido bebe (sempre a mesma garrafa de whisky, com a mesma quantidade) na mansão ali perto. Kátia abraça um moleque, diz para fazerem algo “melhor do que pescar”. Descem para a cabine, ao término ela pede que traga outros amigos. Muitos aparecem. Vira a rainha da criançada.

O leitor que entrou no cinema em 1984 a essa hora já deve estar se contorcendo na poltrona por tanta insanidade. E torcendo para que a máquina do tempo o traga de volta a 2016. Eis que, são e salvo no século XXI, liga a TV e procura algo mais saudável para assistir. Que tal o Now, serviço on demand de filmes da Net? Vasculhando a seção de filmes nacionais, pode escolher entre Meu Passado Me Condena e O Som ao Redor. Mas basta ir procurando, procurando, que o leitor encontrará a assombração. Sim, ele mesmo: Promiscuidade – Os Pivetes de Kátia. É uma versão editada, sem parte das cenas “polêmicas”, disponível pelo ínfimo valor de 3,49 reais.

1984 não morreu, o ECA não existe. Fauzi dirigiu trinta e oito filmes e, só naquele 1984, ainda lançou mais sete. Sua fase áurea, de grandes produções, vai até 1977. Em meados dos anos 80, já dirigia com pseudônimos: Victor Triunfo, Izuaf Rusnam, De Bako. O espantoso é que, justamente em Os Pivetes de Kátia, tenha escolhido assinar com o próprio nome. E montado elenco com Ênio Gonçalves e Sergio Hingst para um filme que poderia trazer sérias complicações, se não artísticas, ao menos policiais. Como passou pela Censura é algo que só um livro de sociologia conseguiria nos explicar.

Em miríade de coisas espantosas, outra igualmente chama atenção: o filme é bom. A longa sequência final, quando o marido corno decide se vingar da esposa e da família que queria assassiná-lo, dando choques dentro do vagão do trem, é thriller de tirar o fôlego. Seria considerada brilhante se fizesse parte das missões de Grand Theft Auto V, exemplo de ultra-modernidade. O problema é que, para chegarmos a este ápice, temos que passar por barrocas sequências de Kátia, que tem algo de danação bíblica. Fisionomia carregada, corpo hirto, gestos de maldosa lascividade.

Fauzi Mansur não foi o único cineasta da época a abusar dos limites de forma tão contundente. Viagem ao Céu Da Boca (1981), de Roberto Mauro, concebido para ser o primeiro filme pornográfico brasileiro, passou meses preso na Censura e terminou ultrapassado pelo fraquinho Coisas Eróticas. Uma pena: a pornografia no Brasil bem poderia ter sido inaugurada com uma explosão de violência mostrada sem escrúpulos. O falocentrismo, a homofobia e a tortura em Viagem Ao Céu da Boca tornaram-se de uma ousadia e selvageria anacrônicas.

Se houvesse discussões sérias no Brasil, caberia uma aqui: até que ponto uma revisão crítica absolve esses filmes? Até onde certos assuntos devem ser abordados pela arte? E onde termina a arte e começa o delito? Mas ninguém se interessa hoje em pensar, apenas repetem-se chavões como forma de aceitação social.

Lançado em São Paulo no Cine Ouro, no Largo do Paissandu, no dia 30 de abril de 1984, Promiscuidade – Os Pivetes de Kátia continua a existir disponível para o curioso, sem que ele precise se aventurar nas intempéries de uma máquina do tempo. Basta ligar a smart TV led de casa e cair duro de surpresa. Proponho, na humildade, que o Now assuma seu câncer e traga não só a Boca do Lixo oitentista. Também uma incursão liberal aos acervos do Beco da Fome. Sai coisas que até o diabo estremece e chama pela mãe.

Revista Cinética

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